As clínicas médicas particulares são uma das empresas da área de saúde mais procuradas por pacientes, sobretudo quando oferecem diferentes especialidades.
Contudo, sem uma gestão financeira adequada, a alta demanda não será suficiente para garantir o crescimento do negócio.
Por isso, trouxemos ao longo desse conteúdo as melhores dicas financeiras para uma clínica ou consultório médico ter sucesso. Continue lendo para descobrir…
1. Tenha um fluxo de caixa organizado
O fluxo de caixa é uma ferramenta importantíssima para a organização financeira de todas as empresas, inclusive as clínicas médicas particulares, pois registra as receitas e despesas.
Com base nessas informações, será mais fácil compreender se você está tendo realmente lucro, bem como tomar determinadas decisões de forma segura — como deixar ou não de atender pacientes de um convênio médico que paga pouco.
Inclusive, para garantir ainda mais assertividade em seu fluxo de caixa, siga essas dicas:
- Faça o registro de todas as entradas e saídas, até as menores;
- Categorize as despesas e receitas em grupos;
- Utilize ferramentas de fluxo de caixa.
2. Elabore um planejamento financeiro
Após organizar a forma de acesso às informações sobre as receitas e despesas, está no momento de estabelecer planos que direcionam esses valores da forma correta, evitando lacunas no orçamento e problemas financeiros.
Para isso, você deve fazer o levantamento de todas as despesas fixas dos próximos 12 meses, organizando-as em planilhas do Excel. Não esqueça de incluir as férias, 13ª salário e demais verbas dos funcionários, bem como uma média dos gastos variáveis.
Com base nesse planejamento, determine o faturamento necessário para cobri-lo e trace estratégias para alcançar o valor.
Durante esse processo, busque também por despesas que podem ser eliminadas ou reduzidas.
3. Separe as contas das clínicas médicas particulares
O maior erro dos médicos é não separar suas contas pessoais das clínicas médicas particulares!
Inclusive, essa falta de separação pode gerar confusão patrimonial, fazendo com ou você gaste o valor que seria destinado a obrigações da clínica ou o contrário, gerando prejuízos financeiros.
Então, ao pensar em abrir clínicas médicas particulares, você também deve começar a procurar bancos que ofereçam contas PJ.
4. Construa um fundo de reserva
O fundo de reserva é uma das maiores garantias contra crises econômicas, pois ajudará seu negócio a cobrir as despesas em épocas de baixo faturamento, sem necessidade de procurar por linhas de crédito.
Além disso, esse valor reservado também pode ser destinado para cobrir emergências inesperadas das clínicas médicas particulares, como quebra de equipamentos ou reformas devido a desastres naturais.
Para construir um fundo de reserva, separe uma parte do faturamento da clínica todo mês, direcionando-o a uma poupança ou investimento de renda fixa seguro.
5. Estipule metas
As metas são excelentes norteadores e incentivadores tanto para os gestores como para os funcionários, afinal, eles terão um objetivo para motivar as suas atividades.
Essas metas podem estar relacionadas com diferentes setores das clínicas médicas particulares, seja financeiro, marketing ou até administrativo.
O importante é que sejam realistas e possuam um prazo (também realista). Caso contrário, as pessoas envolvidas não serão motivadas a cumpri-las.
6. Utilize ferramentas tecnológicas
Acredite: existem várias ferramentas tecnológicas que podem (e devem) ser utilizadas na gestão financeira das clínicas médicas particulares.
Fluxo de caixa, emissão de nota fiscal, pagamento dos funcionários, indicadores financeiros… enfim, as possibilidades são variadas.
E temos certeza que esses sistemas facilitam a administração financeira das clínicas médicas particulares e ainda garantem melhores resultados para o negócio.
7. Contrate uma contabilidade especializada em médicos
Mesmo com as dicas acima, lidar com a contabilidade de clínicas médicas particulares não é uma tarefa fácil e exige bastante tempo e dedicação dos gestores.
Nesse caso, recomendamos que você contrate uma contabilidade especializada na área médica para cuidar das finanças da sua empresa.
A Fernandes & Oliveira é um escritório completo, que oferece todos os serviços necessários para o sucesso das clínicas médicas particulares.
Fale com um dos nossos especialistas e saiba mais!
Essas dicas financeiras são excelentes para as clínicas, não é mesmo? Se gostou do conteúdo, aproveite e leia também: