Após a formatura, os profissionais de saúde podem atuar em consultórios médicos de terceiros ou abrir seu próprio negócio.
A segunda escolha pode ser uma grande oportunidade para quem busca maiores retornos financeiros e até mesmo mais conforto na profissão.
Contudo, assim como todo negócio, os consultórios médicos também possuem alguns riscos e pontos que devem ser observados antes da abertura. Continue lendo para saber quais são…
O que considerar antes de abrir um consultório médico?
Separamos abaixo os principais pontos que você deve considerar antes de dar início ao processo de abertura de consultórios médicos:
Regulamentação e licenciamento
Para funcionar de forma regular — e não sofrer sanções legais — os consultórios médicos precisam de alguns licenciamentos.
Portanto, antes de abrir essa empresa médica, confira com a prefeitura da sua cidade quais documentos são necessários e peça informações referentes ao processo de emissão de cada um deles.
Localização e infraestrutura
A localização dos consultórios médicos influenciam bastante na quantidade de pacientes recebidos, sendo que, quanto melhor for o acesso e mais segura a região, a tendência é que a demanda seja maior.
Além disso, fique atento a algumas infraestruturas necessárias para promover um bom atendimento, como estacionamento, acessibilidade para pacientes com dificuldade de locomoção e espaços adequados para acomodar as pessoas durante o atendimento.
Equipe de médicos e apoio
A qualificação e experiência do corpo clínico também é um ponto que deve ser considerado pelos consultórios médicos. Afinal, os médicos não precisam ser famosos ou conhecidos no ramo, mas devem oferecer um bom atendimento.
Inclusive, o ideal é buscar profissionais alinhados com o seu ideal ou vertente, como o atendimento humanizado ou o tratamento homeopático. Assim, será mais fácil construir a imagem que você deseja para o consultório.
Além dos médicos, você também deve buscar por funcionários de apoio capacitados ou promover a capacitação destes, para que o atendimento satisfaça os pacientes.
Administração financeira
As finanças dos consultórios médicos são outra base importante para o sucesso da empresa, pois, uma gestão financeira adequada consegue driblar as dificuldades (principalmente as dos primeiros anos) e cumprir com as obrigações em dia.
Nesse caso, recomendamos que você procure uma contabilidade especializada na área médica para realizar essa administração.
Planejamento tributário
Se administrar as finanças dos consultórios médicos não é uma tarefa fácil, imagine planejar todos os tributos desse negócio.
Por isso, o ideal é contar, desde o momento da abertura, com o auxílio de uma contabilidade especializada, que realizará o enquadramento fiscal correto e fará a gestão dos impostos cobrados ao longo do tempo.
Inclusive, ao contratar um profissional, você tem chance de conseguir a equiparação hospitalar e diminuir a carga tributária do seu consultório.
Estratégias de marketing
O marketing é a alma de todo negócio, inclusive dos consultórios médicos!
Afinal, é através das campanhas de publicidade que você será capaz de atrair pacientes e até mesmo parcerias com convênios e demais instituições de saúde.
Para conseguir maior alcance para sua clínica, desenvolva um plano de marketing eficiente e utilize as redes sociais, mídias televisivas, rádios e demais canais de comunicação — o importante é estar presente onde seu público está.
Dicas para gestão de consultórios médicos
Agora que você já sabe os principais pontos que precisa ponderar antes de abrir seu consultório, veja abaixo algumas dicas para realizar a gestão do mesmo com eficiência:
Treinamento e capacitação de funcionários
A capacitação dos funcionários é um dos melhores investimentos que sua empresa médica pode fazer!
Afinal, além de garantir um atendimento padronizado e de qualidade para os pacientes, a promoção de treinamentos também ajuda a diminuir a rotatividade dos empregados — e os custos com verbas trabalhistas.
Portanto, invista periodicamente nessa capacitação, seja disponibilizando cursos online ou presenciais, materiais de estudos ou até mesmo palestras para os funcionários.
Foco na experiência do paciente
Se você deseja que o paciente retorne mais vezes e recomende seu consultório para outras pessoas, é necessário proporcionar uma boa experiência. Isso vale desde a coleta dos documentos na recepção até a consulta!
Para isso, você deve buscar formas de acelerar e organizar o atendimento na recepção — utilizando sistemas de senhas ou aumentando o número de funcionários. Oferecer locais confortáveis e climatizados também ajudam.
No caso das consultas, é preciso escolher um corpo clínico profissional e experiente, que trate o paciente de forma humanizada e cuide das suas queixas com atenção.
Parcerias estratégicas
Com o plano de marketing indicado anteriormente, será possível atrair não apenas mais pacientes, como também parcerias estratégicas, sendo as mais comuns:
- Laboratórios de análises clínicas;
- Clínicas de diagnóstico por imagem;
- Clínicas de fisioterapia;
- Planos de saúde;
- Farmácias;
- Empresas de tecnologia em saúde.
Agora que você já sabe como funciona os consultórios médicos, confira outra dica importante para seu negócio: