Me formei em medicina, o que faço agora?
Após terminar o longo curso de medicina, os recém-formados ficam diante de diversas possibilidades de especialização ou a chance de ingressar no mercado de trabalho.
Nesse artigo, falaremos sobre os principais caminhos que você pode seguir na profissão após terminar a faculdade de medicina. Continue conosco para descobrir!
Boa leitura!

O que fazer depois de formado em medicina
Veja abaixo os caminhos que podem ser seguidos por um jovem médico, logo após receber o tão sonhado diploma.
Residência médica
Me formei em medicina, e agora… vou experimentar na prática como é ser médico.
A residência médica é o caminho mais escolhido pelos recém-formados, dado que oferece excelentes oportunidades de especialização na área favorita.
Sem falar nas experiências e conhecimentos gerados por essa opção, essenciais no crescimento profissional do futuro médico.
Para ser residente, o candidato deve escolher um hospital e área de atuação, passando em seguida por um processo seletivo — que vai avaliar se ele está apto para o programa.
A residência médica pode durar de 2 a 5 anos, dependendo do segmento escolhido, período em que o profissional irá atuar como médico residente, sob vigilância de outros doutores formados e especializados.
Ao final do programa, deve ser realizada uma avaliação, que concede aos aprovados o título de especialista na área.
Pós-graduação
Me formei em medicina, e agora… vou estudar o que mais amo.
Você é apaixonado por uma área específica da medicina e quer se especializar nela, mas não deseja fazer residência médica?
A pós-graduação é outro caminho que você pode seguir.
Com cursos que duram, em média, 2 anos, o estudante pode se especializar em determinada área, podendo realizar durante esse período pesquisas, atividades de ensino e desenvolvimento.
Uma vez concluída a pós-graduação, o jovem médico deverá prestar a prova de título — avaliação teórica e prática, que testa as habilidades e conhecimentos do estudante na especialidade escolhida.
Ademais, fique atento aos editais específicos da sua área de atuação, visto que cada uma possui critérios e avaliações diferentes, definidas por sua Sociedade Brasileira.
Mais Médicos
Me formei em medicina, e agora… vou ajudar a minha sociedade.
O Mais Médicos é um programa criado em 2013, pelo Governo Federal, para melhorar o atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) espalhadas pelo Brasil, sobretudo nas regiões menos atendidas.
Para participar do programa, é necessário atender aos seguintes requisitos:
- Possuir diploma ou certificado de conclusão de curso em medicina, por uma instituição brasileira certificada pela legislação atual;
- No caso de estudantes de instituições estrangeiras, o diploma em medicina deverá ser revalidado no Brasil;
- Não possuir irregularidades perante a Justiça Eleitoral;
- Médicos do sexo masculinos devem estar em dia com suas obrigações militares.
Ademais, o Mais Médicos é uma excelente opção para os profissionais recém-formados que desejam atuar ativamente na sociedade, salvar vidas e acumular ainda mais conhecimentos.
Os médicos aprovados podem atuar no programa por até 3 anos (36 meses), recebendo remuneração líquida de R$ 11.244,57 (2022).
Para participar do programa, é necessário acessar o site oficial do Mais Médicos e esperar pela abertura de novos editais, realizada quando é preciso repor vagas existentes, ou ampliar o número de médicos.
Me formei em medicina, como posso trabalhar?
Me formei em medicina, agora… quero trabalhar!
Caso esse seja seu caso, reunimos abaixo as opções de como adentrar no mercado de trabalho logo após a formação.
Atue como generalista
Ao finalizar o curso de medicina, o estudante já pode emitir sua CRM, procurando o órgão responsável do seu estado e realizando presencialmente a inscrição.
Com esse documento em mãos, ele já está apto para atuar como médico generalista.
Para isso, o recém-formado pode buscar oportunidades em hospitais ou clínicas particulares de grande porte, assim como nos Serviços Municipais de Saúde da região — UPAs, UBSs e USFs.
Ademais, um médico generalista pode ser contratado tanto na modalidade CLT, como também PJ.
Abra um consultório médico
Me formei em medicina, e agora… vou determinar meu futuro da forma que desejo.
Abrir um consultório médico é uma excelente opção para os jovens profissionais que desejam seguir esse sonho.
Afinal, você estará à frente do seu próprio negócio!
Inclusive, a principal vantagem de abrir um consultório médico é poder controlar os próprios horários e rotinas, oferecendo ao profissional maior liberdade.
Além disso, é possível convidar outros médicos, formando uma sociedade e dividindo os gastos com o empreendimento — assim como os lucros, mas que tendem a ser maiores.
Ah! Você pode, primeiramente, optar pela especialização em uma área (seja com a residência ou pós-graduação) e, em seguida, abrir um consultório especializado.
Essa é uma maneira de unir dois sonhos: trabalhar com o que ama e possuir maior liberdade na carreira.
Contrate uma contabilidade especializada
Iniciar um empreendimento não é uma tarefa fácil. Além de toda burocracia envolvida — modelo de empresa, enquadramento fiscal, tributações… — há também o controle financeiro, peça fundamental para o sucesso de qualquer negócio.
Ao abrir um consultório médico, você não só terá que atender aos pacientes, como também enfrentar todas essas obrigações administrativas.
Por isso, a melhor opção é contratar uma contabilidade especializada na área médica!
Esse especialista parceiro conhece as especificidades e necessidades do seu consultório e do profissional a frente dele, oferecendo serviços que atendem todos os processos envolvidos na abertura, continuidade e crescimento de uma clínica médica.
Por exemplo, naFernandes & Oliveira, você encontra os seguintes serviços:
- Abertura e regularização de empresa;
- Contabilidade;
- Departamento pessoal;
- Emissão de Certificado Digital;
- Assessoria tributária e financeira;
- Declaração de Imposto de Renda;
- Emissão de Nota Fiscal.
Ah! Mesmo que você decida seguir sua carreira como CLT, possuir uma contabilidade especializada ainda assim é fundamental para alcançar o famoso sucesso financeiro almejado pela maioria dos recém-formados.
Fale agora mesmo com um dos nossos especialistas e marque uma reunião!